À medida que a correspondência facial e o reconhecimento facial se tornam mais comuns nas nossas vidas, quais são as principais tendências para a biometria facial?

As grandes empresas de TI, como a Google, o Facebook e a Amazon, estão a investir fortemente nesta área, com especial incidência na deteção da vida e na deteção de emoções.

Tendências da biometria facial

Deteção de vida

A capacidade de detetar falsificações e comportamentos fraudulentos é fundamental para qualquer técnica de biometria facial. A forma mais comum de falsificação de identidade consiste em apresentar uma imagem estática de uma pessoa obtida anteriormente para comparar com a imagem de uma fonte fiável. Para contrariar esta situação e garantir a presença da pessoa, pode ser utilizada uma forma de deteção de vida.

Atualmente, existem muitos métodos diferentes de deteção de vida no mercado. A forma mais comum de deteção de vida pede ao utilizador que execute uma série de movimentos de cabeça para provar que se trata de uma pessoa real. Técnicas mais avançadas, como o reconhecimento 3D e a imagem térmica, requerem hardware especializado e não são adequadas para aplicações comerciais quotidianas.

Reconhecimento de emoções

Inicialmente utilizado sem sucesso como ferramenta antiterrorista em meados da década de 2000, o reconhecimento de emoções está novamente a suscitar interesse. Mas desta vez é no contexto de uma aplicação comercial. A capacidade de determinar o estado emocional de um indivíduo a partir de uma imagem digital pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente ou influenciar potencialmente o seu comportamento.

O reconhecimento das emoções tem sido utilizado para a deteção da fadiga nos sistemas de segurança automóvel. Os criadores de jogos de computador também estão a utilizar tecnologia de reconhecimento de emoções para detetar a resposta correcta dos jogadores quando estes marcam pontos específicos no jogo. À medida que a tecnologia prolifera, os seres humanos podem esperar interagir com sistemas informáticos capazes de mostrar empatia ou, pelo menos, ter algum grau de inteligência emocional.

Estão a ser desenvolvidas várias técnicas para reconhecer emoções numa imagem digital de um rosto. A um nível básico, o rosto do sujeito é transformado digitalmente num conjunto de dados de características faciais e comparado com um modelo de classificação emocional predefinido.

No entanto, a tecnologia ainda está a ser aperfeiçoada. Os modelos de classificação fiáveis são difíceis de criar e requerem ferramentas de aprendizagem de Inteligência Artificial (IA) para os construir e melhorar. As diferenças na forma como a mesma emoção é expressa entre nacionalidades e raças devem ser tidas em conta em qualquer modelo de classificação.

Biometria facial vs. correspondência facial

As fraudes nas candidaturas e na abertura de contas continuam a constituir um desafio para os bancos e outras instituições financeiras. Um estudo recente efectuado pelo Aite Group revelou que a fraude nas aplicações era o segundo maior desafio de fraude para as instituições financeiras, a seguir à fraude na abertura de contas.

As instituições financeiras podem utilizar a biometria facial para ajudar a combater a fraude, validando a identidade de um utilizador em tempo real, quer o utilizador inicie sessão online ou através do seu telemóvel. A utilização da tecnologia de reconhecimento facial ou de correspondência facial depende do facto de o utilizador ser conhecido ou desconhecido.

Se um utilizador não for conhecido (por exemplo, no caso de um cliente digital que solicita remotamente uma nova conta), as instituições financeiras podem utilizar a correspondência facial para comparar uma imagem real do requerente com a imagem de um documento de identificação verificado para demonstrar que o utilizador não está a tentar abrir uma conta de forma fraudulenta. A correspondência facial também pode ajudar as instituições financeiras a cumprir os requisitos do Know Your Customer (KYC) durante a abertura de uma nova conta.

Se um utilizador for conhecido (por exemplo, no caso de um cliente existente), as instituições financeiras podem utilizar o reconhecimento facial para verificar se o utilizador é real e não está a tentar aceder fraudulentamente a uma conta.

Possibilidades futuras para a automatização da autenticação da identidade humana

As instituições financeiras, as empresas e os governos estão a utilizar a correspondência facial e o reconhecimento facial para uma vasta gama de casos de utilização, desde o combate à fraude aos pagamentos, aos clientes transfronteiriços, à aplicação da lei e ao acesso. Embora nenhuma tecnologia seja totalmente infalível, a indústria, a privacidade e a adoção pelos consumidores devem ser consideradas em qualquer aplicação da tecnologia de biometria facial. As infinitas possibilidades e benefícios que a tecnologia pode trazer devem superar as preocupações das pessoas com a privacidade e o abuso da tecnologia.

São Francisco tornou-se recentemente a primeira grande cidade dos EUA a proibir a tecnologia de reconhecimento facial para proteger a privacidade dos cidadãos. Este facto pode limitar a utilização do reconhecimento facial na aplicação da lei se outros estados fizerem o mesmo. Como salienta Sam Bakken, os responsáveis políticos podem também considerar que “casos específicos como o representado pelo Face ID da Apple e outras tecnologias através das quais um utilizador se inscreve voluntariamente no sistema para poder desbloquear o seu telefone ou iniciar sessão noutras contas que utilizem o seu rosto, tornam mais fácil e conveniente para os consumidores acrescentar uma camada adicional de segurança às suas contas e dispositivos móveis”.

medida que as aplicações da tecnologia biométrica continuam a expandir-se, podem ser desenvolvidas normas universais para reger a utilização da biometria para a automatização da autenticação da identidade humana e ajudar a interoperabilidade para além das fronteiras geográficas. Por enquanto, os benefícios da biometria facial para as instituições financeiras durante a abertura de contas digitais e para a prevenção da fraude continuam a ser claros.

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