A 27 de outubro, a tecnologia e a regulamentação andaram de mãos dadas na conferência "Technology to overcome regulatory obstacles to digitalisation, from a Regtech perspective", que organizámos em conjunto com a ICEA. Durante pouco mais de duas horas, profissionais do sector dos seguros, especialistas em direito tecnológico e tecnologia, falaram sobre como a tecnologia pode ser sua aliada no cumprimento da regulamentação cada vez mais rigorosa do sector.

Gostaríamos de agradecer especialmente aos nossos colegas de mesa: Icea, Unespa, AEFI, Cuatrecasas, Écija e ECIX pelo seu trabalho. Sem eles, isto não teria sido possível. E, claro, a todos os participantes, por terem tornado o evento um sucesso.

Gostaríamos de partilhar convosco um breve resumo das ideias-chave que debatemos durante o dia:

  1. A regulamentação como obstáculo à inovação e à digitalização.
    David Tomé Aróstegui, Diretor da Área Jurídica, Regulamentação e RH da UNESPA . Destacou as principais ideias do relatório que desenvolveram sobre o tema, repleto de análises e propostas.
  2. Ecossistema Regtech.
    Claudia Morgado (Advogada de PI & TI – Digital e Novas Tecnologias, CUATRECASAS – AEFI). Explicou em que consiste o ecossistema Regtech, no qual estamos inseridos. Qual é a motivação deste grupo? Desenvolver tecnologia, em diálogo com os sectores e as instituições, para resolver os desafios de conformidade regulamentar que os diferentes regulamentos nos colocam diariamente.
  3. Os prestadores de serviços qualificados e o eIDAS.
    Alonso Hurtado (Advogado e Sócio de Tecnologias da Informação, ECIJA) . Foi encarregado de explicar qual o contributo dos prestadores qualificados de serviços de confiança para o sector dos seguros, em relação direta com o regulamento europeu eIDAS.
  4. Soluções tecnológicas Regtech – Soluções práticas para a conformidade regulamentar.
    Francisco Pérez Bes, Sócio do Departamento de Direito Digital, ECIX – ELIXTECH. Explicou os requisitos que a tecnologia deve cumprir para se adaptar à conformidade regulamentar.
  5. Tecnologia para minimizar o impacto regulamentar e melhorar a experiência do cliente.
    Javier Echebarria, CEO da MailTecK & Customer Comms, descreveu como as comunicações multicanais regulamentadas através das nossas aplicações são aliadas para uma conformidade regulamentar efectiva e garantida.

Se as apresentações em si foram interessantes, mais interessante ainda foi a animada mesa redonda no final do evento, onde os oradores puderam responder a uma série de perguntas do público.

Se quiser aceder aos vídeos e apresentações da nossa conferência, deixe-nos os seus dados e enviar-lhe-emos um e-mail com o acesso.

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