O impacto da pandemia global provocou algumas mudanças inesperadas nos sectores financeiro, dos seguros e dos serviços de saúde - em vez de parar as operações, acelerou os esforços de digitalização. Embora a atividade presencial possa ser restringida, os indivíduos e as empresas continuam a precisar de acesso a empréstimos; as casas e os carros continuam a precisar de financiamento e seguro; e os prestadores de cuidados de saúde precisam de ser verificados antes de se inscreverem em sistemas críticos.

Devido ao encerramento de agências, ao distanciamento social e às precauções sanitárias, muitos destes processos têm agora de ser efectuados em linha. No entanto, embora algumas organizações possam apoiar estes processos remotamente, muitas ficam expostas por não terem as capacidades de identidade digital necessárias para o fazer.

Por onde começar? Neste conteúdo, abordaremos as melhores formas de começar a utilizar a identidade digital
verificação da identidade digital
na sua organização.

Compreender o papel da verificação de identidade na sua organização

Organizações de todos os tipos – incluindo serviços financeiros, seguros, cuidados de saúde e administração pública – estão a tirar partido da verificação e autenticação de identidades verificação e autenticação de identidade para fornecer acesso aos seus serviços, ajudar a reduzir a fraude e manter a conformidade regulamentar. A verificação da identidade é um processo importante para garantir que uma pessoa é quem diz ser.

A verificação da identidade digital pode ser conseguida utilizando uma variedade de ferramentas tecnológicas – desde a verificação de documentos (digitalização de um documento de identificação emitido pelo governo para determinar se é legítimo), à biometria facial, palavras-passe de uso único e muito mais.

Alguns cenários comuns para a implementação da verificação da identidade digital incluem:

  1. Abertura de conta à distância: um novo cliente pretende abrir uma conta à distância, por exemplo, uma conta corrente ou de poupança, ou solicitar um empréstimo.
  2. Manutenção de conta: um cliente existente pretende efetuar alterações a uma conta, tais como mudar de endereço, adicionar um cônjuge ou um filho a uma conta ou designar um novo beneficiário.
  3. Ofertas de produtos adicionais: um cliente atual deseja candidatar-se a uma oferta de produto adicional, como um financiamento, um empréstimo ou uma nova apólice de seguro.

Em especial, as instituições financeiras trabalham com a verificação da identidade aquando da integração dos clientes. Quando um cliente deseja abrir uma conta, os bancos devem seguir procedimentos rigorosos para verificar a identidade do cliente, a fim de cumprir os requisitos deconhecimento do cliente (Know Your Customer – KYC) e decombate ao branqueamento de capitais (Anti-Money Laundering – AML). Embora os requisitos variem de país para país, o processo envolve geralmente a verificação da autenticidade de um documento de identidade, como o passaporte, o bilhete de identidade ou a carta de condução.

Tradicionalmente, um cliente entrava numa agência bancária com os seus documentos de identidade e um funcionário do banco verificava esses documentos e fazia fotocópias. Mas este processo mudou na era do distanciamento físico e das interacções à distância. Com um número crescente de candidatos que hesitam em visitar uma agência bancária para abrir uma conta, a verificação da identidade digital tornou-se um requisito fundamental para os procedimentos de abertura remota e de integração.

Selecionar a solução de verificação de identidade correcta

Atualmente, existem inúmeras soluções de verificação de identidade no mercado. Cada vez mais, as organizações estão a implementar técnicas de verificação de identidade centradas em documentos. De facto, a Gartner1 prevê que, até 2022, 80% das organizações utilizarão a verificação de identidade centrada em documentos como parte dos seus fluxos de trabalho de integração.

A verificação de identidade centrada nos documentos liga uma pessoa à sua identidade, verificando o seu documento de identidade e assegurando que a pessoa que está na posse do documento é a pessoa nele indicada (o que ajuda a detetar documentos de identidade falsos ou roubados). O processo é simples e seguro:

  1. Captura de documentos de identidade: utilizando um dispositivo móvel, o requerente tira uma fotografia do seu documento de identidade, como o passaporte, o bilhete de identidade ou a carta de condução.
  2. Verificação de documentos de identificação: por detrás do processo, a inteligência artificial e os algoritmos avançados de autenticidade analisam a imagem para determinar se o documento de identificação é falso ou genuíno.
  3. Verificação do requerente com o bilhete de identidade: a fotografia do bilhete de identidade é comparada com uma fotografia pessoal fornecida pelo requerente (biometria facial). Para garantir que o candidato está realmente presente durante o processo, é-lhe pedido que sorria, pisque os olhos ou acene com a cabeça (deteção de vida).

Além disso, o cliente pode utilizar uma assinatura eletrónica na mesma sessão, se necessário, como parte de um processo de aceitação mais alargado. É frequentemente o caso da abertura de contas, em que os bancos têm de garantir que um acordo é juridicamente vinculativo e admissível em tribunal.

Para selecionar a solução certa de verificação da identidade digital, as empresas têm de determinar se uma solução ou fornecedor pode oferecer uma verificação da identidade centrada nos documentos para garantir que os clientes e as empresas remotas têm acesso aos seus serviços, ajudando-os simultaneamente a reduzir a fraude nas candidaturas.

Como determinar se uma solução de verificação de identidade é adequada para a sua empresa

Ao avaliar os fornecedores, é importante fazer as perguntas correctas. As instituições financeiras, as companhias de seguros, os prestadores de cuidados de saúde e as agências governamentais devem procurar respostas que demonstrem que um fornecedor pode fornecer a funcionalidade necessária com base nos cenários de utilização e na tolerância ao risco da sua organização. O objetivo é digitalizar todas as fases do percurso do cliente e, ao mesmo tempo, evitar fraudes nas candidaturas.

Principais questões a colocar ao avaliar as soluções de verificação da identidade digital

Perguntas sobre os métodos de verificação:

  • A solução permite os seguintes métodos de verificação?
    • Captura do documento de identidade
    • Verificação de documentos de identidade
    • Comparação facial
    • Deteção de vida
    • Código de acesso único ( OTP)
    • Autenticação baseada no conhecimento ( KBA)
    • Redes de identidade fiáveis
  • Podem ser utilizadas diferentes tecnologias de verificação para diferentes transacções?
  • Podem ser utilizados vários métodos de identidade em conjunto para ajudar a cumprir os requisitos de conformidade do Know Your Customer (KYC)?

Perguntas sobre as capacidades de verificação, orquestração e cobertura:

  • A solução suporta a orquestração da verificação de identidade com uma única integração de API que oferece a flexibilidade para otimizar o processo com um impacto mínimo?
  • A solução é escalável?
  • A solução abrange todos os documentos de identidade necessários para os seus clientes e/ou região?
  • A solução oferece funções de comparação de campos – mesmo que os campos estejam esbatidos – para ter em conta quaisquer variações entre aZona de Leitura Ó tica (MRZ) e aZona de Inspeção Visual (VIZ) num documento de identificação?
  • A solução suporta diferentes níveis de garantia de identidade (ou seja, LOA-3 e superior)?

Perguntas sobre indicadores-chave de desempenho:

  • Os seus tempos médios de resposta para cada tipo de método de verificação são inferiores ao valor de referência do sector, que é de 15 segundos?
  • Tem um SLA garantido para os tempos de resposta?
  • As taxas de erro (falsos positivos ou falsos negativos) são geralmente inferiores ao valor de referência do sector, que é de 5%?
  • Existe uma disposição para a resiliência do serviço se um ou mais métodos de verificação da identidade não estiverem disponíveis?

Perguntas sobre a privacidade dos dados e as pistas de auditoria:

  • O fornecedor da solução pode dar uma indicação clara do que acontece aos dados de identidade depois de capturados e como são armazenados?
  • A solução fornece uma pista de auditoria completa?

Perguntas sobre a experiência do utilizador e o fluxo de trabalho:

  • A solução é totalmente automatizada ou utiliza uma combinação de verificação automática e manual?
  • A solução pode suportar assinaturas electrónicas?
  • O fornecedor oferece capacidades de deteção de fraude e de autenticação a jusante para apoiar todo o ciclo de vida da identidade digital, antes e depois da integração?
  • Poderá a solução ser um produto de marca própria que possa ser personalizado?
  • A solução oferece uma experiência de utilizador optimizada para dispositivos móveis?

Também pode descarregar a nossa
Lista de verificação de preparação para verificação de identidade
para obter uma lista completa de perguntas a fazer ao avaliar as soluções de verificação de identidade digital.

Introdução: o que deve ser considerado antes de implementar a verificação da identidade digital

A melhor forma de começar a utilizar a verificação de identidade digital é compreender a sua tolerância ao risco da verificação de identidade e em que processos planeia implementá-la. Eis três recomendações para começar.

  1. Planear os eventos no percurso do cliente para os quais é necessária a verificação da identidade. Isto também se pode aplicar aos seus fluxos de trabalho de autenticação.
    autenticação
    pelo que não tem necessariamente de se limitar apenas à verificação de identidade.
  2. Associar as capacidades de verificação de identidade aplicáveis a cada evento no percurso do cliente.
  3. Compreender o nível de segurança necessário para cada evento. Em última análise, isto está relacionado com o risco e o processo envolvidos, mas é importante ter esta conversa com as partes interessadas da empresa, incluindo as equipas de conformidade, segurança e digital. O objetivo é equilibrar o risco, a segurança e a experiência do cliente.

Uma abordagem central para a verificação da identidade digital

A solução de verificação de identidade digital da OneSpan usa uma abordagem central, permitindo que as empresas acessem vários métodos de verificação por meio de uma única integração de API. A abordagem de integração um-para-muitos resulta em taxas de aprovação mais elevadas e permite a ativação pós-falha em caso de latência ou tempo de inatividade.

Pode saber mais sobre a verificação de identidade da OneSpan e a nossa abordagem principal aqui
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Lista de controlo para a avaliação da verificação da identidade digital

Ao avaliar os fornecedores, é importante fazer as perguntas correctas. As instituições financeiras, as companhias de seguros, os prestadores de cuidados de saúde e as agências governamentais devem procurar respostas que demonstrem que um fornecedor pode fornecer a funcionalidade necessária, ajudando simultaneamente a evitar a fraude nas aplicações.

Conteúdo extraído do OneSpan.