Com dados recolhidos junto de mais de 15 500 clientes em todo o mundo e 165 inquéritos a executivos do sector dos seguros, o Relatório Mundial de Seguros 2015 da Capgemini e da EFMA analisa o advento de eventos que alteram o sector, bem como uma declínio alarmante na experiência positiva do cliente. O relatório sugere que as seguradoras devem concentrar-se mais seriamente na preparação para o futuro.

As principais conclusões são as seguintes:
Melhoria dos rácios das políticas.

    A diminuição do número de catástrofes naturais, combinada com a revisão adicional da classificação, levou a uma diminuição das despesas com sinistros e aumentou os lucros das seguradoras do ramo não-vida em 2013.

  • Declínio da experiência do cliente impulsionado pelas elevadas expectativas digitais da geração Y. Menos de 30% dos clientes em todo o mundo estão a desfrutar de uma experiência de cliente positiva, uma descida de quase 4% em relação a 2013. No último ano, os clientes estão a elevar a fasquia do que esperam das suas seguradoras, especialmente os clientes da Geração Y, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, que não conheceram a vida adulta sem tecnologias como a Internet e os dispositivos inteligentes.
  • A necessidade de combinar os canais tradicionais e digitais para conseguir uma experiência sem descontinuidades em todos os canais. As seguradoras têm de combinar o canal tradicional com os novos canais digitais para que os clientes possam usufruir do melhor dos dois mundos.
  • O impacto das novas tecnologias no sector dos seguros. 78% dos executivos entrevistados citaram o Big Data como a força disruptiva que terá o maior impacto no sector dos seguros. O sector dos seguros enfrenta atualmente uma avalanche de factores de perturbação do mercado que têm o potencial de desafiar e minar as empresas, a menos que as seguradoras se preparem para eles.

A necessidade de melhorar a orientação para o cliente. As seguradoras estão a obter a pontuação mais baixa nas capacidades essenciais relacionadas com as interacções com os clientes.

Javier Echebarria

Report 2015

Título da notícia: Relatório Global de Seguros 2015 da Capgemini e da EFMA.

Fonte: www.es.capgemini.com
Data: 26-02-2016
Formato: PDF
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