Nos últimos anos, numerosos artigos e publicações em blogues colocaram o inbound e o outbound marketing uns contra os outros, como se fossem os piores inimigos. Também nos ensinaram a pensar que o outbound marketing está morto e que todo o orçamento de marketing deve girar em torno do inbound marketing. Neste post, diferenciamos as duas tácticas e apresentamos um estudo de caso para a utilização de cada uma, mas, mais importante, demonstramos como podem ser utilizadas em conjunto.

Então, qual é a diferença entre o marketing de entrada e o marketing de saída?

Muitas pessoas ainda confundem os termos inbound e outbound. O outbound é também conhecido como publicidade tradicional. Os exemplos de marketing de saída incluem anúncios na televisão, anúncios nos jornais, marketing direto e chamadas não solicitadas (tácticas e meios de comunicação que essencialmente “interrompem” o consumidor enquanto este faz o seu trabalho diário). O consumidor não solicita estes anúncios, mas a empresa fá-lo na esperança de obter alguma atenção. Outro exemplo de marketing de saída seriam as janelas pop-up no ecrã do computador ou do telemóvel.

O inbound marketing tem a ver com o facto de o cliente vir até si devido ao seu próprio interesse no conteúdo que criou. Trata-se de atrair visitantes através dos motores de busca, das redes sociais e dos blogues, atraindo o cliente até si, sem truques, sem pop-ups, sem chamadas a frio. Existem algumas estatísticas surpreendentes sobre o inbound marketing. A Hubspot apresenta as seguintes conclusões: “as empresas com um blogue recebem 97% mais links de entrada”, “as empresas B2B com um blogue geram 67% mais leads”, “8 em cada 10 pessoas identificam-se como leitores de blogues”, e estes são apenas alguns dos exemplos.

O Outbound Marketing continua a ser relevante

Embora estejamos conscientes das grandes vantagens do inbound marketing, o outbound continua a ser uma força a ter em conta. Até a Hubspot, os criadores do termo“inbound marketing”, utilizam uma mistura de tácticas de inbound e outbound marketing.

A DiscoverOrg realizou recentemente um inquérito a 1000 executivos de TI de várias empresas, desde a Fortune 500 até às PME, e os resultados foram surpreendentes. 60% afirmaram que as chamadas telefónicas e as mensagens de correio eletrónico os conduziram a um fornecedor de TI, dos quais 75% afirmaram que decidiram participar num evento ou numa reunião depois de receberem uma chamada fria ou uma mensagem de correio eletrónico. Como vimos, houve uma força motriz por detrás da revolução inbound que consideraria quase absurdo considerar a utilização de métodos outbound, mas estas estatísticas provam o contrário.

O Inbound e o Outbound Marketing podem funcionar em harmonia

Embora a criação de conteúdos seja fundamental para uma estratégia de entrada bem sucedida, existe uma oportunidade de utilizar o marketing de saída para enviar as melhores publicações de blogues numa campanha de correio eletrónico. Estamos todos conscientes da importância dos blogues, mas é preciso ter um público para que sejam um sucesso, por isso, porque não enviar um e-mail a pedir às pessoas que subscrevam o blogue? Outro exemplo de utilização do marketing de entrada e de saída em conjunto é a utilização de anúncios no Twitter ou no Facebook que promovem uma grande quantidade de conteúdos. Temos a parte de entrada concluída com a criação de conteúdos, mas precisamos da ajuda da parte de saída para os divulgar e garantir que o público os vê. A entrada não pode desenvolver-se sem o apoio da saída.

Conteúdo extraído do Paragon.