A situação que ainda estamos a viver devido ao coronavírus está a alterar continuamente os protocolos de check-in dos estabelecimentos hoteleiros. Na MailTecK & Customer Comms estamos sempre à procura de novos desenvolvimentos para facilitar a gestão do check-in e do check-out dos hóspedes pelo hotel. Por exemplo, facilitando a assinatura de novos documentos e formulários relativos à COVID-19, como os que estão atualmente em vigor.

Esta ferramenta também optimiza o processo de check-in noutros casos, como a gestão da taxa turística nas Comunidades Autónomas onde esta taxa está em vigor. Com a CertySign, poderá enviar, com a reserva, o acesso a um formulário eletrónico que indica o número e a identidade dos menores de 16 anos que fazem parte da reserva, a fim de os isentar, conforme exigido pelos regulamentos, do pagamento da taxa turística correspondente.

A Covid-19 afectou fortemente o sector do turismo, talvez a área económica mais importante do país. Medidas restritivas em matéria de transferências internas, cancelamentos maciços de voos e encerramento de fronteiras marcaram inequivocamente este 2020, do qual os hoteleiros ainda não sabem o que esperar: o futuro próximo é ainda incerto. Embora haja aspectos do “novo normal” que já são intuídos ou conhecidos, e o distanciamento físico seja um dos mais significativos, o papel principal será, sem dúvida, desempenhado pela inovação. A revolução tecnológica que já existe no sector hoteleiro está prestes a ser implementada para facilitar a estadia dos clientes e melhorar a sua experiência na gestão dos estabelecimentos. O check-in digital é um bom exemplo disso.

Experiências positivas de check-in do cliente

Agora que o desanuviamento terminou, o turismo está a enfrentar mudanças marcadas pelas novas necessidades dos seus clientes. O coronavírus causa definitivamente uma dessas alterações em casos como, por exemplo, as filas de registo. Já não se trata apenas de uma questão de desconforto ou do sentimento do cliente de que poderia aproveitar melhor as suas férias ou viagem de negócios do que esperar na receção. O facto é que diretamente, e devido aos regulamentos gerados durante a pandemia, não será possível ultrapassar uma capacidade muito limitada nesta área, com o consequente problema de espaço. Esta nova situação vem juntar-se à já conhecida situação da introdução de dados, da papelada que o hotel tem de fazer com a documentação e da falta de tempo ou de possibilidades para algo tão valioso como a aquisição de conhecimentos sobre o hóspede, as suas preferências e os seus dados pessoais e de contacto.

A solução? Fornecer ao cliente as ferramentas necessárias para passar por este processo mesmo antes de entrar no hotel. E qualquer cadeia ou estabelecimento pode fazê-lo com a Certysign by Mailteck & Customer Comms, uma plataforma simples e fácil de integrar que cumpre escrupulosamente a regulamentação em vigor.

Vejamos um exemplo com um caso real. Uma pessoa aterra e tem de passar pelo hotel antes da sua primeira reunião do dia. Sabe o que isso significava antes, mas as coisas mudaram. No táxi que o leva até lá, abre uma ligação fornecida no processo de reserva e faz o check-in online: fornece o seu documento de identificação fotografado, preenche o formulário de inscrição, valida-o com reconhecimento facial, assina-o eletronicamente e envia-o. Neste momento, acontecem duas coisas: ele recebe um código no seu telemóvel que mostra diretamente a um leitor na porta do seu quarto, e o hotel recebe os dados no seu PMS (o PMS do hotel).Sistema de gestão de imóveis) para os gerir internamente e enviar os necessários às autoridades, a fim de cumprir a legislação. Tudo isto com poupanças de tempo significativas e uma melhor experiência do cliente que é positiva no presente e um investimento no futuro.

A Mitek é o nosso parceiro em reconhecimento facial, inovação, segurança e proteção de dados para o sector do turismo.

Benefícios

O processo de implementação da Certysign em qualquer sistema hoteleiro é simples e não requer um investimento significativo. E desde o primeiro dia de funcionamento, os benefícios que oferece são valiosos. Alguns deles são:

  • Evitar a aglomeração de clientes na receção, o que é de extrema importância durante a crise e a recuperação do coronavírus, incluindo medidas de precaução.
  • Otimização da experiência do cliente. É mais conveniente para o utilizador. Faz-se o check-in antecipadamente e quando se chega ao hotel (normalmente cansado) vai-se para o quarto.
  • Cumprimento do regulamento: ORDEM INT/1922/2003, de 3 de julho, relativa aos livros de registo, fichas de inscrição e fornecimento de dados dos passageiros.
  • Conhecimento do cliente. Ao identificar o utilizador e as suas preferências, mesmo em visitas anteriores, o hotel pode oferecer-lhe serviços complementares.

E outro benefício secundário, mas real, é que Certysign é uma ponta de lança, um forma simples e direta de iniciar uma transformação digital real e necessário, apoiado por uma série de soluções abrangentes da Mailteck & Custommer Comns no ambiente de comunicação omnicanal com o cliente, com plena validade jurídica.

Quer saber mais?

Não hesite em contactar-nos

    Nome*

    Apelido*

    Correio eletrónico da empresa*

    Telefone