O sector dos seguros está atualmente em plena transformação digital, um processo que se acelerou com a entrada de novos intervenientes no mercado, como a Insurtech. Neste período de mudança, ferramentas e tecnologias como a robotização, o Big Data ou a Inteligência Artificial (IA) posicionam-se como os aliados perfeitos para atingir dois objectivos: automatizar tarefas e melhorar a experiência do cliente.

De todas as ferramentas ou tecnologias que mencionámos, a Inteligência Artificial está a começar a assumir um papel mais proeminente nas companhias de seguros. Em geral, a Inteligência Artificial está a ajudar as empresas a realizar tarefas de tomada de decisão com maior rapidez e precisão, cometendo menos erros e poupando custos. No caso de companhias de segurosAs suas principais aplicações são avaliação de riscos e afetação de preços, bem como assistência aos clientes graças a Algoritmos de aprendizagem automática. Cada vez mais complexos, ajudam a analisar a grande quantidade de dados disponíveis para estas empresas.

Dito isto, as seguradoras que começam a introduzir a IA no seu trabalho quotidiano podem estimar com muito mais exatidão, por exemplo, os custos prováveis associados à subscrição de uma apólice de seguro automóvel, e antecipar o que vai acontecer graças à análise preditiva. Desta forma, este tipo de tecnologia ajudará a fixação de preços tendo em conta a situação ou o processo de cada segurado empresa, para que a empresa Escritório é suportado pelo Escritório para as decisões de fixação de preços. Por conseguinte, poderíamos dizer que a IA e o Big Data andam de mãos dadas, por exemplo, na transformação digital dos processos de contratação das seguradoras.

Por outro lado, outro resultado das principais aplicações da IA é a melhoria da
experiência do cliente
. Para atingir este objetivo, algumas companhias de seguros estão a começar a introduzir
chatbots
(software capaz de imitar uma conversa humana utilizandoIA/aprendizagem automática/bigdata no back end) nos seus serviços aos tomadores de seguros. Por exemplo, através destes “chats” podemos responder a perguntas básicas (endereços de oficinas, data de renovação ou de expiração da apólice, etc.), tomar providências (registo de um sinistro, mudança de tomador de seguro, etc.) u fornecer informações sobre outros produtos. Para além disso, a gestão será muito mais eficazporque o próprio chatbot dirige o operador humano para prestar um melhor serviço ao cliente, com base nos seus dados CRM e na necessidade que o levou a contactar a seguradora.

Um dos melhores exemplos da eficiência da IA e dos chatbots pode ser encontrado numa reclamação. O incidente pode ocorrer em qualquer altura. O segurado necessita de cuidados 24 horas por dia, 7 dias por semana, o mais rapidamente possível. Um chatbot pode acelerar o tratamento do sinistro, fornecer informações úteis desde o início e até ajudar a localizar geograficamente o local do acidente para prestar uma assistência mais rápida, por exemplo, ao enviar assistência para o local.

Através da aprendizagem baseada em IA e do reconhecimento de texto, o O chatbot pode personalizar a conversa que tem com o cliente. Uma seguradora trata de uma grande quantidade de informações sobre os tomadores de seguros e o seu ambiente (por exemplo, através de apólices de saúde familiares, seguros de habitação ou apólices de vida ou de acidentes em grupo), que são muito úteis para alcançar o objetivo de maior grau de personalização no “diálogo” entre chatbot e cliente. Desta forma, como já foi referido, a Inteligência Artificial ajudaria a oferecer ao cliente outros serviços que poderiam ser do seu interesse.

Neste último caso, o chatbot é um grande aliado para a equipa de vendasIsto poderia redirecionar o utilizador para uma página de destino onde o cliente poderia subscrever a sua apólice, por vezes mesmo sem a necessidade de um operador humano; e mesmo que a oportunidade de venda não fosse encerrada no ponto de compra, o cliente poderia subscrever a sua apólice, por vezes sem a necessidade de um operador humano; e mesmo que a oportunidade de venda não fosse encerrada no ponto de compra, o cliente poderia subscrever a sua apólice. página de destinoSe a informação estiver disponível, haverá informação suficiente para o contactar através de outro canal.

Além disso, no futuro, as aplicações de mensagens permitirão efetuar pagamentos sem sair da aplicação. Este avanço será crucial para as vendas, uma vez que permitirá fechar um processo de contratação de apólices a partir do próprio chatbot, oferecendo ao cliente rapidez, comodidade e eficiência num processo em que o utilizador pretende investir o mínimo de tempo possível.

O atual contexto digital é o maior aliado desta tecnologia. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais habituadas a utilizar as salas de chat de diferentes aplicações para falar, em vez de recorrerem a uma chamada telefónica. Por esta razão, a utilização destes chats por uma seguradora no futuro será de importância vital para o seu crescimento.