Todos nós já abrimos uma nova conta corrente ou de poupança, ou pedimos um empréstimo. Regra geral, é necessário seguir um grande número de passos para concluir o processo de candidatura. Além disso, em muitos casos, temos de recorrer a vários mecanismos para provar a nossa identidade, morada ou rendimentos, o que resulta numa experiência interminável e frustrante. Tudo isto levanta a questão: no mundo digital, como é que podemos proporcionar uma experiência de abertura de conta segura e sem problemas, que garanta que os candidatos não abandonam o processo?

À medida que novos concorrentes entram no sector dos serviços financeiros e o nível de experiência do cliente aumenta, os bancos sabem que têm de melhorar o seu jogo ao conceberem a experiência digital para novos clientes. Atualmente, muitos consumidores querem (e esperam) a possibilidade de abrir as suas contas em linha ou utilizando o seu dispositivo móvel, sem entrar na agência. Este primeiro ponto de contacto com o candidato pode ter um impacto profundo não só na probabilidade de o converter em cliente, mas também na sua perceção e relação com o banco.

Historicamente, os requerentes tinham de levar os seus documentos de identificação à agência bancária para que um representante do banco verificasse a validade desses documentos e fizesse cópias. O requerente terá de assinar à mão os documentos necessários para a abertura da conta. No entanto, cada vez mais, a tecnologia está a ser utilizada para digitalizar e automatizar o processo de abertura de contas, permitindo canais remotos e não mediados. Por exemplo, as soluções de verificação de documentos podem ajudar a assegurar que os documentos de identificaçãocomo a carta de condução e o passaporte, são válidosA verificação biométrica facial pode estabelecer que a pessoa que apresenta o documento de identificação é a mesma pessoa cuja fotografia aparece no documento. Além disso, muitos bancos e cooperativas de crédito estão a adotar a tecnologia de assinatura eletrónica em toda a empresa, com o objetivo de automatizar a entrega segura de documentos para assinatura e obter um contrato juridicamente vinculativo para reforçar a sua posição jurídica e de conformidade.

Aproveitar o poder do telemóvel para a abertura de contas digitais

A abertura de contas digitais está a tornar-se cada vez mais importante para os bancos, em resposta à evolução das preferências dos consumidores. No entanto, a adição de novos clientes apresenta dois desafios principais:

  1. Cumprir os requisitos adequados em matéria de risco, fraude e conformidade
  2. Garantir uma experiência do cliente sem atritos

No passado, isto era difícil para os dispositivos móveis, uma vez que as experiências de integração remota ainda exigiam uma verificação de identidade presencial e os formulários eram mal apresentados em ecrãs pequenos. No entanto, os recentes avanços na tecnologia de software e hardware alteraram o campo de ação e os dispositivos móveis são agora vistos como um novo canal de envolvimento para bancos de todas as dimensões.

Nos EUA, o Presidente Donald Trump aprovado recentemente o Lei sobre o crescimento económico, a simplificação da regulamentação e a proteção dos consumidoresque inclui o “Ato MÓVEL (Making Online Banking Initiation Legal and Easy), que permite às instituições financeiras integrar digitalmente novos clientes através da digitalização de uma carta de condução ou de um bilhete de identidade. Esta forma de integração digital remota reduzirá os custos para os bancos e melhorará a experiência do cliente desde o início da relação. Cumpre igualmente as rigorosas regras “Know your customer” (KYC). Em consequência, os clientes bancários em todos os EUA poderão abrir novas contas sem terem de se deslocar a uma agência.

Os bancos podem tirar partido das soluções de integração digital para verificar a identidade dos candidatos em tempo real. Há muitas formas de efetuar verificações KYC durante o processo de integração. Isto depende frequentemente do tipo de transação e do risco associado, da geografia e da regulamentação do sector. Na sua essência, o KYC garante que o candidato é quem diz ser e que não está a tentar celebrar um acordo de forma ilegal ou fraudulenta.

Segue-se um exemplo de um fluxo de trabalho de abertura de conta para ilustrar como a tecnologia pode ajudar a automatizar este processo.

abertura de contas digitais passo 1 PASSO 1: verificar se o documento de identificação do requerente é legítimo.

O requerente tira uma fotografia do seu documento de identificação (por exemplo, carta de condução) utilizando o seu dispositivo móvel. A tecnologia de verificação de documentos analisa o documento comprovativo e utiliza algoritmos sofisticados para detetar falsificações e garantir que o documento de identificação é autêntico.

abertura de contas digitais etapa 2 PASSO 2: verificar se o candidato é efetivamente quem diz ser.

O candidato tira uma selfie. Este método compara a selfie com a imagem retirada do documento de identificação. A tecnologia detecta se a fotografia foi tirada na altura para combater as técnicas de pirataria informática. Se as imagens coincidirem, o candidato pode prosseguir com o processo de candidatura. A avaliação adicional KYC / AML (“Anti-Money Laundering”) pode ser incorporada através de um fluxo de trabalho configurável que utiliza verificações de identidade de terceiros.

abertura de contas digitais passo 3 PASSO 3: pré-preencher os dados do documento de identificação e permitir que o requerente assine eletronicamente.

Os dados são extraídos automaticamente do documento de identificação (por exemplo, nome, data de nascimento, endereço, etc.) e, em alternativa, de fontes de dados de terceiros, sendo depois preenchidos no formulário de candidatura. Isto reduz a quantidade de entrada manual de dados necessária ao candidato antes de a assinatura eletrónica ser captada.

Principais requisitos para abrir uma conta digital

Com a disponibilidade de dispositivos móveis e tecnologias digitais, como a verificação de identidade e as assinaturas electrónicas, a criação de uma experiência de cliente segura e sem atritos está verdadeiramente ao alcance da sua organização.

Procure soluções que permitam ao seu banco:

  • Verificar a autenticidade dos documentos de identificação emitidos pelo governo (por exemplo, carta de condução, bilhete de identidade, etc.), especialmente para aplicações remotas e não mediadas.
  • Verificar a identidade do requerente através de uma verificação biométrica (“selfie”), que associa o requerente à fotografia que consta do documento de identificação.
  • Automatize as verificações de diligência devida com fornecedores de agências de crédito de terceiros para cumprir os requisitos de Know Your Customer (KYC) e Anti-Money Laundering (AML).
  • Preencher previamente os campos da candidatura com as informações do candidato e obter o consentimento através da assinatura eletrónica.
  • Capturar pistas de auditoria completas, desde a verificação da identidade até à assinatura, num único pacote de provas.
  • Proporcione uma experiência de utilizador intuitiva em todos os seus canais digitais.

A digitalização do processo de abertura de conta não só melhora a experiência do cliente, como também pode eliminar substancialmente o processamento manual em papel e o trabalho duplo para os seus empregados no back office.

A necessidade de integração digital e móvel representa uma oportunidade de crescimento e de fidelização dos clientes a longo prazo. Os clientes apreciarão a possibilidade de interagir consigo a qualquer momento e em qualquer lugar, sem terem de utilizar papel ou de se deslocarem à agência para verificação presencial da identificação. A boa notícia é que os bancos têm as ferramentas para digitalizar e substituir processos complexos e baseados em papel e KYC/AML com investimentos em tecnologia centrada no cliente, como a verificação de ID digital e assinaturas electrónicas. Saiba como a OneSpan pode ajudar seu banco a fazer progressos significativos com suas iniciativas de abertura de conta digital e tornar cada etapa da jornada digital do cliente fácil e segura.

Conteúdo extraído de
OneSpan
.