"Os dados são o petróleo do século XXI. Essa foi uma das frases com as quais Rosa María Lago, DPO da MAPFRE Espanha, nos lembrou da importância de gerenciar o consentimento do cliente da maneira correta. Rosa María destacou, na sua intervenção numa conferência do Grupo MailComms durante a última Insurance Week, dois pontos-chave na adaptação das empresas ao RGPD: cuidar dos clientes respeitando os seus desejos para além da conformidade e ter sempre provas dos processos de transferência de dados.

Para alcançar estes objectivos, a MAPFRE Espanha associou-se à MailTecK & Customer Comms para obter o consentimento dos seus clientes actuais e potenciais, em conformidade com o RGPD (obrigatório desde 25 de maio), através de um processo de comunicação multicanal.

Apresentação de Rosa María Lago durante
Semana dos Seguros 2019

“Fornecemos à MAPFRE Espanha um processo automatizado para obter o consentimento expresso rapidamente e através de vários canais”, afirma Moisés Fimat, consultor informático da MailTecK & Customer Comms e responsável pelo projeto. Para este tipo de processo, a equipa Moisés desenvolveu MailConsenta uma plataforma que permite a gestão de todas as autorizações de uma empresa através de um único fornecedor. O MailConsent permite obter o consentimento para diversos fins, integrar assinaturas electrónicas, gerir a revogação, armazenar provas ou alertar para uma eventual violação da segurança”, sublinha o consultor informático da MailComms.

“As nossas soluções de comunicação automatizada e multicanal são aplicáveis a outros regulamentos, como o novo regulamento de distribuição de seguros IDD ou a contratação em linha“, diz Moisés. A verdade é que no passado Insurance Week, MailComms já apresentou CertySign, uma plataforma a partir da qual pode automaticamente enviar e recolher os documentos IPID e IBIP, bem como os teste de adequação e conveniência, a fim de, em última análise subscrever apólices em linha utilizando mensagens instantâneas como canal de comunicação, assinaturas electrónicas e tecnologia de cadeia de blocos para certificação e custódia digital. “Esta é apenas a primeira etapa de um desenvolvimento em que estamos a investir para ajudar as empresas a acelerar a sua transformação digital e a automatizar os processos com os seus clientes sem perder de vista a qualidade, a fiabilidade e a segurança da comunicação.