A tecnologia facilita o consentimento do cliente

Rafael Tripero, CEO da MailTecK, salientou que o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, que entra em vigor em toda a Europa em maio, altera radicalmente as comunicações das seguradoras com os seus clientes e que o consentimento do utilizador para a utilização dos seus dados pessoais é fundamental neste processo.

Mario Embid, do Grupo Ecix, explicou que esse consentimento do cliente deve ser “livre, específico, informado e inequívoco” e que cada nova finalidade da utilização dos dados pessoais exige a correspondente aceitação pelo utilizador. A empresa, ou o responsável pela proteção de dados da empresa, deve poder demonstrar a existência desse consentimento em qualquer momento.

A questão mais controversa, segundo este advogado e também para os especialistas do MailTecK, é o “interesse legítimo”. Exclui-se o consentimento do cliente para a utilização dos seus dados pessoais na oferta de produtos e serviços da própria empresa, que sejam semelhantes aos inicialmente contratados. A Embid sublinhou a dificuldade de estabelecer a semelhança e salientou que o interesse legítimo não abrange o envio de publicidade ou de propostas comerciais de empresas do mesmo grupo.

Javier Echevarría, CEO da Mailteck & Customer Comms, indicou que a Agência de Proteção de Dados entende que o envio de comunicações comerciais pode basear-se no interesse legítimo quando estas são enviadas por meios não electrónicos, o interessado é cliente da entidade no momento do envio e os produtos e serviços oferecidos são próprios e semelhantes aos previamente contratados pelo utilizador. Em todo o caso, especificou que “o interesse legítimo tem de ser comunicado ao cliente”.

Echevarría, juntamente com Moisés Fimat, consultor sénior, e Francisco Marina, consultor de pré-venda, fizeram uma demonstração do MailConsent, uma tecnologia que permite a gestão prática do ciclo completo de consentimento através de comunicações multicanal. Esta plataforma facilita a obtenção do consentimento do cliente e o exercício dos direitos de acesso para a utilização dos seus dados pessoais, bem como a comunicação de uma violação de segurança (Data Breach), permitindo o cumprimento do regulamento “de uma forma rápida e fácil”.

Para concluir, Echevarría enviou uma mensagem de tranquilidade sobre o regulamento: “Ainda faltam dois meses, ainda há tempo para estarmos perfeitamente preparados”.

Redação do BDS. INESE. 15-02-18 “Bds special Insurance Week 2018 – Quinta-feira, 15 de fevereiro”.