No grupo MailTecK & Customer Comms, oferecemos uma interessante variedade de soluções com valor individual, bem como amplas capacidades de integração. As nossas soluções de assinatura eletrónica, faturação eletrónica, comunicações certificadas ou CCM (Customer Communications Management) são algumas delas. Também o Data Quality, que é complementado por todos eles para purificar e enriquecer as bases de dados, ou o Postamail, o produto estrela deste ano, que permitiu aos nossos clientes enviar, individualmente ou em massa, comunicações impressas certificadas (bureaufax, carta registada...), a partir dos seus próprios postos de teletrabalho.

Quais são os objectivos de um verdadeiro processo de transformação digital?

Na sua essência, a transformação digital procura proporcionar valor ao cliente da empresa que a aplica, colocando as suas necessidades, comportamentos e hábitos na vanguarda de qualquer processo. Esta mudança implica a integração de tecnologias digitais em todas as áreas, em todos os processos e em todos os pontos de contacto com o cliente durante o percurso do cliente.

Que papel desempenham as comunicações com clientes, fornecedores e colaboradores neste conceito de transformação digital?

O seu papel é essencial por muitas razões. Sem comunicações omnicanal eficazes, a transformação digital não é possível, e isto aplica-se tanto ao marketing como às comunicações transaccionais.

Uma verdadeira transformação digital manifesta-se no facto de o cliente escolher os dispositivos com que interage com a sua empresa, em qualquer momento, incluindo os canais, e de o fazer sem se preocupar com a forma como isso afectará a sua atividade com a empresa: o que faz ou responde ou assina ou lê num dispositivo ou canal será retomado noutro sem modificações no processo ou na interface. O conhecimento dos clientesa partir da análise contínua da base de dados em tempo real garante uma comunicação eficaz e oferece a possibilidade de modificar as campanhas em tempo real com base nos resultados. Desta forma, a experiência do cliente será rica, precisa, satisfatória e 100% digital.

Como é que a pandemia de Covid-19 afectou as interacções digitais entre empresas e utilizadores?

A Covid-19 teve um impacto substancial e, poder-se-ia dizer, obrigatório. Nos últimos meses, e veremos qual é o rumo da situação, uma grande parte da relação entre as empresas e os utilizadores deslocou-se para o digital: não havia outra opção. O que é que aconteceu? Que algumas empresas já estavam preparadas, outras estavam a caminho e outras ainda não tinham dado os primeiros passos. Mas em todos os casos, a relação à distância tem sido o padrão. Na MailTecK & Customer Comms acompanhámos muitas empresas durante estes meses em todas as fases de que falei, oferecendo soluções para comunicar com os seus clientes com integrações simples e rápidas e sem descontinuar o nosso serviço em qualquer altura.

Considera que as novas rotinas serão ou deverão ser mantidas a partir de agora?

Deverão certamente ser mantidos após a pandemia de Covid-19. Há hábitos que não vão desaparecer, associados aos novos tipos de relações entre empresas e clientes e empresas e empregados, com a disseminação do trabalho remoto. Mas voltando ao cliente. Esta pessoa sabe agora que não precisa de viajar para obter o que procura e exige-o. E quer que a sua experiência se mantenha inalterada em termos de confiança, cuidado e atenção. E pensemos no outro ponto da relação: a empresa. Está também consciente da eficácia das suas propostas digitais, do enriquecimento dos mapas de percursos dos seus clientes e da automatização e personalização que descobriu, bem como das economias de custos que podem ser realizadas. Receio que a mudança seja irreversível.

E como é que isto se relaciona com os desenvolvimentos regulamentares recorrentes em matéria de proteção do consumidor nas suas compras electrónicas, especialmente no que diz respeito à proteção de dados?

A transformação digital oferece vantagens muito interessantes em termos de questões regulamentares, de normas e, sobretudo, da sua evolução. Por exemplo, há dois anos, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) entrou em vigor com muitas novidades às quais as empresas tiveram de se adaptar. Os sistemas de muitas empresas, rígidos e desactualizados, colocam obstáculos difíceis de ultrapassar, e geralmente após um investimento generoso, para se adaptarem. No entanto, as plataformas concebidas no espírito da transformação digital aceitam muito mais facilmente os novos desenvolvimentos. É o caso da nossa solução CertySign, um conjunto de comunicações jurídicas que é intuitivo de utilizar e fácil de integrar.

Esta plataforma coloca todas as opções que podem fazer parte de uma comunicação jurídica ao serviço dos profissionais de cada empresa e combina aspectos jurídicos com avanços técnicos e designs atractivos. E o mais importante, tudo isto num ambiente multicanal, que nos permite interagir com o cliente através do canal mais adequado, consoante o tipo de comunicação. Como resultado, comunicações com valor legal, rastreáveis, cujos principais marcos são registados, certificados e salvaguardados com total segurança e durante o tempo necessário. A CertySign também ganha força com o facto de sermos fornecedores de serviços de confiança, uma figura incluída no Regulamento Europeu 910/2014, e terceiros de confiança de acordo com a Lei 34/2002 LSSICE, de acordo com o regulamento eIDAS.

Como é que a MailTecK e a Customer Comms podem ajudar as empresas a alcançar a transformação digital e a adaptarem-se ao novo normal?

No grupo MailTecK & Customer Comms, oferecemos uma interessante variedade de soluções com valor individual e também uma ampla capacidade de integração. As nossas soluções de assinatura eletrónica, faturação eletrónica, comunicações certificadas ou CCM (Customer Communications Management) são algumas delas. Também
Qualidade dos dados
que é complementado por todos eles para purificar e enriquecer as bases de dados, ou o Postamail, o produto estrela deste ano, que permitiu aos nossos clientes enviar, individualmente ou em massa, comunicações impressas certificadas (bureaufax, carta registada…), a partir dos seus próprios postos de teletrabalho.

Todos eles se caracterizam pelo facto de poderem ser implementados rapidamente e interagirem facilmente com os sistemas empresariais. Também devido à sua fácil usabilidade, que permite a cada empresa obter imediatamente um elevado desempenho nestas ferramentas e uma eficiência muito importante nos processos desde o primeiro minuto. Estas soluções têm também uma vantagem que não deve ser esquecida: são continuamente actualizadas, tanto em termos de tecnologia como de conformidade regulamentar, o que é importante se tivermos em conta as constantes evoluções legislativas.

Por último, e esta é a base de todas as ferramentas que oferecemos, reflectimos nelas os nossos mais de 25 anos de experiência no sector, a formação dos nossos profissionais e a experiência dos nossos parceiros nacionais e internacionais, especialistas na transformação digital das empresas.